Monday, January 19, 2009



Cozinha: ponto de encontro onde eu e a Camila gostamos de nos aventurar através dos aromas, temperos , o calor do forno, os petiscos enquanto esperamos ansiosamente pela comida que está no forno.
Gosto de fuçar muito na internet e procuro livros que sejam interessantes tanto para mim quanto para ela e encontrei este aqui, Pretend Soup ( A cookbook for preschoolers & up),da autora Mollie Katzen o livro traz receitas de comida vegetariana, cada uma com uma página para nós adultos que já lemos e uma outra página com ilustrações para os pequeninos, super fofo!! E fácil!
Criança gosta de curtir o momento do cozinhar, o fazer, o quebrar um ovo... não importa tanto o resultado final, talvez ela nem queira comer na verdade mas o que valeu foi aquele momento em que estivemos juntas jogando conversa fora enquanto ela misturava a farinha com o fermento ou enquanto tirava as cascas do camarão...
Além disso o ato de cozinhar traz muitos incentivos no crescimento de uma criança:
. Estimula a criatividade e as noções de estética
. Aumenta a auto estima e a confiança
. Naturalmente surgem noções de matemática como: contar e medir as quantidades
. Reconhecem números, símbolos e letras
. Melhora a coordenação motora das mãos e do olhar ao mesmo tempo
. Aprende a ter paciência e a ter noção do tempo, aguardando o prato ficar pronto enquanto assa no forno por exemplo
. Sente estímulos para ler outros livros de receitas, a procurar novidades e outras receitas, ingredientes e outras técnicas.

Enfim, cozinhar é tudo de bom. E quanto mais cedo começarmos, mais divertido será!

Postar um comentário